Na tarde de ontem, 14/07/2022, o Sindicato dos Servidores Municipais de Guaíra, representado pelo Presidente Rodrigo Borghetti, protocolou junto à Prefeitura Municipal um abaixo assinado (clique aqui para baixar) endereçado ao Prefeito Junão visando providências no tocante ao mau atendimento realizado pela Hapvida Saúde.

O documento foi disponibilizado em todos os setores da administração e conta com assinaturas de servidores ativos e inativos que são usuários do Plano de Saúde Hapvida e se encontram insatisfeitos com os serviços prestados.

O Plano de Saúde Hapvida é custeado pelos servidores, que arcam com a maior parte do valor das mensalidades, e a Prefeitura de Guaíra oferece um auxílio que se encontra totalmente defasado pelas perdas inflacionárias e reajustes de mensalidades.

Resumindo, o Plano Hapvida tem um serviço caro e ineficiente para os servidores e a insatisfação dos titulares e dependentes vem aumentando a cada dia.

O requerimento de providências foi protocolado sob o nº 100004626/2022 e relata ao Prefeito Junão as principais falhas e reclamações dos servidores públicos usuários do plano, tais quais:

01. Mau atendimento ao público usuário; 02. Descaso e omissão no atendimento aos usuários; 03. Falta de profissionais e clínicas da área médica; 04. Falta de profissionais de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Nutrição; 05. Espaços físicos inadequados ao exercício das atividades; 06. Deficiência em comunicação e atendimento ao público; 07. Atendimento desumanizado e ineficiência do SAC; 08. Tratamentos negados imotivadamente; 09. Falta de laboratórios para coleta e análise de material; 10. Autorizações de diagnósticos por imagens negadas imotivadamente; 11. Não autorização de cirurgias urgentes, obrigando os usuários a realizarem cirurgias de emergência através do SUS; 12. Demora nas autorizações de procedimentos;  13. Ausência de gerentes com autonomia e capacidade de resolução de conflitos na cidade; 14. Cobrança indevida de coparticipação em emergências, exames, retornos, etc. 15. Tratamento desumanizado e precário no espaço localizado na Santa Casa de Misericórdia de Guaíra-SP; 16. Falta de ambulância para deslocamento e emergências;  17. Descredenciamento em massa de profissionais da área de saúde; 18. Lista desatualizada de profissionais conveniados, devido à ao alto número de descredenciamentos; 19. Valor elevado da mensalidade do plano e baixa contrapartida da Prefeitura; 20. Falta de seguro/auxílio-funeral; 21. Falta de empenho do Poder Público Municipal na fiscalização/denúncia do contrato; 22. Descaso do Setor de Ouvidoria Municipal no tocante às reclamações formuladas.

Caso o Prefeito não tome as providência exigidas, o Sindicato ingressará com as medidas cabíveis em face da Administração Pública, que é a gestora e responsável pela fiscalização do contrato com a Hapvida.