NOTA DA DIRETORIA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE GUAÍRA

Na visão do Sindicato e dos servidores públicos municipais, o aumento de 12% do Plano de Saúde São Francisco anunciado pelo Prefeito José Eduardo é abusivo. O índice que regula o reajuste dos Planos de Saúde é o IPCA-Planos de Saúde, que fechou o acumulado em Dezembro em 8,3%. Desse modo, o Prefeito está dando um ganho real para a empresa de quase 4%. Quando o Prefeito José Eduardo resolveu por si só fazer uma licitação para mudar o Plano de Saúde, ele erroneamente preferiu economizar para o cofre público, e relegou os servidores num martírio sem fim. A empresa São Francisco, estrategicamente, ofereceu um valor bem abaixo do mercado para ganhar a licitação, mas agora, deu início uma série de reajustes abusivos, com a conivência do atual Prefeito para reequilibrar o prejuízo assumido no processo licitatório. Resumindo, deram um preço pequeno para pegar o serviço e a prefeitura não teve condições técnicas de analisar que isso traria um enorme problema futuro.

Quando a empresa deu sua oferta na licitação, ela já sabia o volume da massa de servidores e da utilização por parte dos então pretensos usuários. Desse modo, consultas e exames não deveriam ser levados em conta comi sinistralidade, mas tão somente, fatos imprevisíveis, tais como cirurgias, internações e tratamentos de alto custo.

Mas nós do Sindicato avisamos o Prefeito na época que o valor da empresa era abaixo do praticado e ele garantiu que se a empresa não honrasse a licitação, a mesma seria realizada novamente ou ele faria a correção da Tabela de Referência do Plano de Saúde. Mas agora, serenamente a administração resolveu aceitar o aumento abusivo imposto pela empresa vencedora da licitação.

Os servidores vêm sofrendo com o mau atendimento do Plano São Francisco. Cirurgias de urgência e internações em UTI são negadas sem motivo, vários médicos, laboratórios e outros profissionais da saúde estão deixando de atender pelo Plano São Francisco e a utilização do Pronto Atendimento na Santa Casa, além de realização de retornos em consultas e exames vem gerando cobrança de coparticipação que é descontada diretamente na folha de pagamento do servidor. É um desastre com o qual nem o Prefeito e nem sua equipe estão conseguindo lidar. As reclamações realizadas pelos usuários servidores na fraca ouvidoria municipal não geram nenhuma fiscalização do contrato por parte da Prefeitura, mostrando o descaso da administração para com o servidor que paga a conta todo mês.

Resta ao servidor saber se este ano, o Prefeito dará ganho real no salário de 4% acima da inflação para compensar os prejuízos do servidor com as perdas em sequência sofridas pela classe.